.

07/10/13

Aromaterapia

Postado por

A Aromaterapia consiste na arte de usar óleos extraídos das plantas em vários tratamentos. Esta é uma das mais antigas técnicas de cura da História. Os óleos essenciais, exercendo uma influência subtil na mente e no corpo, curam de uma forma suave e natural. Têm imensas virtudes e podem ser utilizados das mais variadas formas: esta é uma das suas maiores vantagens.
Aromaterapia é o conhecimento da aplicação das essências perfumadas das plantas e das flores através de massagens com óleos ou inalação com objetivos terapêuticos. Para isso, recorre-se a óleos essenciais extraídos de várias plantas cultivadas em diferentes regiões e de acordo com procedimentos técnicos que garantam o padrão e a qualidade da matéria-prima, para que a terapia chegue a bom termo. Entre os povos antigos, as fragrâncias eram usadas em rituais sagrados (incenso, cedro, mirra) e as plantas como cataplasmas e unguentos sobre a pele e, hoje em dia, é uma técnica muito usada na França e na Inglaterra.
Os óleos essenciais são a principal matéria-prima da aromaterapia. Também são usados por outros profissionais, como as enfermeiras, os massagistas, os fitoterapeutas, os perfumistas, os psicólogos, etc. Em cada uma dessas ocupações, os óleos essenciais são usados de diferentes maneiras e com diferentes propósitos. Podem ser utilizados como relaxantes musculares, digestivos e estimulantes da circulação. Têm ação farmacológica e psicoterapêutica e são extraídos de várias partes das plantas, como as cascas, a resina, as folhas, as flores, os frutos e as sementes.
Os benefícios de um tratamento com aromaterapia vêm dos aromas agradáveis das essências, que atuam rapidamente sobre o sistema nervoso central, estimulando a produção ou a inibição da produção de hormonas, secreções e mediadores químicos que determinam modificações no organismo, influenciando o humor, a disposição, o temperamento e o estado de espírito. Os óleos são usados em massagens, vaporizadores, preparação de ambientes ou banhos. Trabalhando o olfacto, o toque e o contacto dos óleos essenciais que libertam as propriedades das plantas medicinais sobre a pele, a aromaterapia torna-se muitas vezes a forma de tratamento mais indicada para aliviar o stress, a depressão, a insónia, a tensão pré-menstrual e as pequenas lesões e ferimentos. É relaxante, estimula o amor-próprio e concilia o humor e as emoções.
Para além das massagens e dos banhos, existe também a possibilidade de os óleos serem aplicados em compressas (quentes ou frias, consoante a doença a tratar), em creme, loção, ou ainda pela simples inalação do seu aroma. Os óleos essenciais são rapidamente absorvidos através da pele. Cada circunstância requer uma utilização diferente.
A título de exemplo deixamos uma listagem das principais doenças que podem ser tratadas com os óleos essenciais extraídos da natureza.

. Acne
. Rugas
. Alergias
. Ansiedade
. Artrite
. Asma
. Hemorragias
. Reumatismo
. Sinusite
. Menopausa
. Fadiga mental
. Gengivite
. Enxaqueca
. Dores menstruais
. Dores musculares
. Insónia
. Otite
. Herpes

0 comentários:

Enviar um comentário

Associações e Instituições de Solidadriedade

alva saber + alva saber + alva saber +