.

25/10/13

A importancia do Reiki no tratamento do cancro

Postado por


Nos últimos tempos, no IPO de Lisboa e Porto, o Reiki têm estado em contacto direto com muitas crianças que sofrem de cancro, e é usado como um instrumento terapêutico complementar importante, mas que em Portugal ainda não é devidamente reconhecido, nem utilizado.

Em alguns Países como os Estados Unidos, Canadá e até em Espanha, já é normal e habitual ser oferecido nos Hospitais (mesmo hospitais públicos) a terapia Reiki aos doentes e até aos pais (no caso de crianças), com resultados espantosos a vários níveis.
Os estudos conhecidos revelam que em casos de ansiedade, stress, dores, frequência de batimento cardíaco, etc, a administração do Reiki é importante e muito benéfico para os doentes.

- "Wardell D. W. & Engebretson J. (2001) avaliaram 23 indivíduos saudáveis e mediram marcadores biológicos relacionados ao stress, incluindo o estado de ansiedade, os níveis de cortisol, os níveis de imunoglobulina A (IgA) na saliva, a pressão sanguínea, a tensão muscular, a resposta galvânica e a temperatura da pele. Os dados foram colectados antes, durante e imediatamente após a sessão de Reiki. Os resultados evidenciam uma redução significativa do grau de ansiedade, da pressão sanguínea sistólica, e um aumento significativo de IgA na saliva, revelando uma activação do sistema imunológico. Os demais marcadores mostraram igualmente uma modificação em direcção ao relaxamento, embora de forma menos significativa."

- "Olson et al. publicaram 2 estudos relacionados ao uso do Reiki para aliviar a dor.(1997 e 2003) No primeiro eles aplicaram Reiki em 20 indivíduos sofrendo de algum tipo de dor (incluindo pacientes com dor secundária a processos neoplásicos). A dor foi medida pelas escalas Likert e VAS (visual analogue scale) imediatamente antes e depois da aplicação de Reiki. Eles observaram uma redução da dor altamente significativa depois do tratamento."
- "O segundo estudo comparou a dor, a qualidade de vida e o uso de analgésicos em 24 pacientes sofrendo de câncer e recebendo um tratamento opióide associado ao repouso, ou tratamento opióide associado ao Reiki. Os parâmetros levados em consideração foram a dor (medida pela escala VAS), a pressão sanguínea, a frequência de batimentos cardíacos e a frequência respiratória, antes e depois de cada período de repouso ou de aplicação de Reiki. Os indivíduos que receberam a aplicação de Reiki tiveram uma melhora significativa do controle da dor e uma melhora da qualidade de vida, quando comparados com aqueles que ficaram em repouso ".

Pena que em Portugal tudo isto ainda seja quase desconhecido e não exista uma maior cooperação entre a medicina convencional e a chamada medicina alternativa. Doentes com cancro em que é realizada a terapia Reiki, é visível uma considerável melhoria a todos os níveis, principalmente no alivio das dores, na harmonização dos campos energéticos (chacras), no relaxamento emocional, no bem estar geral e na disposição mental dos pacientes, conforto e paz. Na verdade o Reiki não é mais do que Amor Incondicional.

Reiki ajuda doentes com cancro

Dois hospitais públicos espanhóis estão a utilizar terapias de cura com as mãos em doentes com cancro, noticia o jornal espanhol 20 minutos. O método conhecido como reiki está a ser utilizado por médicos e enfermeiras nos hospitais 12 de Outubro e El Ramón y Cajal.

Araceli Garcia, cirurgiã pediátrica, foi uma das médicas que propôs esta terapia. Segundo conta, quando fez a proposta inicial tomaram-na por «louca». O reiki é uma terapia japonesa que cura através das mãos. O hospital acabou por ser convencido e promoveu uma conferência que ficou a cargo do presidente da Federação Espanhola de Reiki, Jonh Curtin. A iniciativa foi de tal forma um sucesso que desde o verão que mais de 100 médicos e enfermeiras receberam formação para poder «curar com as mãos».

Reiki significa «energia universal», explica Curtin. «É um método de cura natural que consiste em canalizar energia num único ponto do corpo, colocando as mãos em cima. O Reiki não cura por si mesmo, mas fortalece a nossa capacidade autocurativa». A médica Araceli Garcia conta como os seus companheiros aplicam a técnica para tratar dores de cabeça e «algumas enfermeiras, com mais experiência, ajudam a dormir crianças hospitalizadas», explica.

Num outro extremo de Madrid, os doentes oncológicos do hospital Ramón y Cajal já recebem sessões de reiki há três anos, todas as quartas-feiras, graças à Associação Alaia, que se encarrega dos doentes terminais. Entretanto, o hospital já autorizou uma investigação sobre os efeitos do reiki.


«Verificamos que o tratamento tem um efeito muito benéfico nos pacientes, mas agora queremos revesti-lo de um carácter mais científico e por isso vamos realizar este projeto», adiantou ao jornal o responsável dos cuidados a doentes, Luís Carlos Martínez Aguado. 

0 comentários:

Enviar um comentário

Associações e Instituições de Solidadriedade

alva saber + alva saber + alva saber +