.

09/10/13

Fisioterapia

Postado por


A Fisioterapia é a ciência da saúde que estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e/ou sistemas. Seu objetivo é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistema ou função. Como processo terapêutico utiliza conhecimentos e recursos próprios, utilizando-os com base nas condições psico-físico-social, tendo por objetivo promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo a melhoria de qualidade de vida. Para tanto utiliza-se da ação isolada ou conjugada de fontes geradoras termoterápicas, crioterápicas, fototerápicas, eletroterópicas, sonidoterápicas e aeroterápicas além de agentes cinésio-mecanoterápicos e outros mais advindos da evolução dos estudos e da produção científica da área.Pode ser administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, clubes, residências, hospitais, empresas, pesquisas, entre outros.
A fisioterapia atua em três principais bases:

Prevenção:

. A atenção fisioterapêutica propicia o desenvolvimento de ações preventivas primárias, secundárias e terciárias. Mesmo antes da doença atingir o horizonte clínico, ou seja, de exibir sinais e sintomas, podem ser desenvolvidas intervenções preventivas. Em indivíduos sob atenção do Fisioterapeuta para recuperação funcional de lesões e/ou disfunções, ações preventivas mais complexas podem ser desenvolvidas, como por exemplo, a prevenção de incapacidade respiratória numa vitima de um dado quadro neurológico. No âmbito da saúde comunitária podem ser desenvolvidas ações preventivas visando a minimização de disfunções decorrentes de doenças cronico-degenerativas, prevenção de condições biomecanicamente desfavoráveis, escola de postura, dentre outras ações. É crescente a solicitação da sociedade para que o estado disponibilize com maior efetividade a atenção fisioterapêutica.

Reabilitação

. Trata-se de um processo multiprofissional visando a reinserção bio-psico-social do paciente/cliente. Tem por objetivo desenvolver os movimentos e funções comprometidas depois de uma doença em tenha exigido imobilização.

Reintegração

. Reintegrar a pessoa à sociedade é outro objetivo da atenção fisioterapêutica. É a estimulação do potencial neurológico em pessoas que sofreram sequelas irreversíveis (perda de membros, lesões neurológicas). Tal reintegração se dá mediante o treinamento e adaptação dos pacientes às suas potencialidades.

Recursos Fisioterapêuticos

. Os procedimentos da Fisioterapia contribuem para a prevenção, cura e recuperação da saúde. Para que o especialista eleja os procedimentos que serão utilizados, ele terá de proceder à elaboração do diagnóstico Cinesiológico Funcional, identificando a abrangência da disfunção, acompanhando também a reposta terapêutica aos procedimnetos indicados e prescritos pelo profissional. Conheça os mais conhecidos procedimentos da Fisioterapia à sua disposição:

. Cinesioterapia - Terapia por movimentos. São procedimentos onde se usa o movimento dos músculos, articulações,ligamentos, tendões e estruturas aos sistemas nervoso central e periférico, que têm como objetivo recuperar a função dos mesmos.

. Eletrotermofototerapia - Procedimento com aparelhos geradores de sinais elétricos, como o Ultra-som Terapêutico, o LASER, TENS, dentre outros. Facilita a recuperação de estruturas e funções comprometidas.

. Mecanoterapia - Procedimento com aparelhos mecânicos para fortalecer, alongar, potencializar a musculatura e reeducar movimentos comprometidos.
Recursos manipulativos - São abordagens terapêuticas visando a mobilização/manipulação de segmentos articulares, músculos, nervos e fáscias e trações segmentares e axiais. Os procedimentos manipulativos estimulam a dinâmica circulatória e a mobilidade dos tecidos e segmentos.

. Hidroterapia - Procedimento feita no ambiente aquático.

. Termoterapia - Procedimento com administração de modalidades biotérmicas.

. Crioterapia - Emprego de gelo como procedimento terapêutico, geralmente em segmentos para tratamento de contusões e luxações.

Fisioterapeuta é o profissional formado, com autonomia e independência é o responsável pelo diagnóstico, prevenção, tratamento e recuperação de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. A partir da consulta fisioterapêutica, elabora o diagnóstico, o prognóstico, desenvolve projeto de intervenção com objetivos claramente definidos, descrevendo os procedimentos a serem administrados, induz a ação dos recursos terapêuticos, controla a resposta, reelabora o projeto quando indicado e decide pela alta fisioterapêutica, quando os objetivos forem atingidos ou for alcançada a máxima recuperação funcional com o paciente/cliente.
Principais áreas de intervenção:

. Afecções respiratórias - Utiliza de procedimentos próprios para doentes acamados ou com bronquite crônica, asma e enfisema pulmonar. É a chamada Fisioterapia Respiratória.

. Dermatologia - Utiliza procedimentos próprio para doenças dermatológicas e estéticos com aplicação ultra som, vácuo, laser, massoterapia para evitar e/ou reduzir a desarmonia corporal e tratar celulite, flacidez e estrias.

. Geriatria e Gerontologia - Utiliza procedimentos próprios que visa estimular a musculatura, evitar o seu enrijecimento e treinar a coordenação motora e manutenção do equilíbrio de pessoas idosas. E ainda tratar doenças comuns à terceira idade, tais como: Diabetes, hipertensão arterial, Síndromes vestibulares.

· Obstetrícia - Utiliza procedimentos próprios para as disfunções musculares e respiratórios para evitar problemas circulatórios e de postura em mulheres grávidas e treiná-las para o parto e pós parto.

. Ginecologia - Utiliza procedimentos próprios que visa a conscientização corporal, eletroterapia, cinesioterapia e outros recursos, na incontinência urinária e fecal, masculina e feminina, Vaginismo, Endometriose, Tensão pré-menstrual, Dismenorréia, entre outros.

. Neurofuncional - Auxilia no tratamento de patologias do sistema nervoso, as mais comuns são traumatismo craniano (TCE), derrame cerebral (AVC), paralisias, síndromes.

. Ortopedia e Traumatologia - Usar a eletroterapia, termoterapia, hidroterapia para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores de pacientes com fraturas, traumas musculares, distúrbios posturais e luxações.

. Reeducação postural - Tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular. Também conhecido como RPG.

Reumatologia - Melhorar os movimentos de pacientes com problemas nas articulações, deformações, artrite e reumatismos.

Disfunção da ATM - Atua principalmente sobre a Odontologia e patologias da coluna, tratando de disfunções da ATM (Articulação Temporo-Mandibular).

Pediatria (Fisioterapia Pediátrica) - Especialidade que utiliza de métodos e técnicas próprias para o tratamento de enfermidades neurológicas e cardio-respiratórias de crianças. Estimulação essencial ou precoce -Utiliza procedimentos próprios que ajuda o desenvolvimento físico, motor e sensorial de crianças e bebês com problemas neurológicos ou com atraso motor.

0 comentários:

Enviar um comentário

Associações e Instituições de Solidadriedade

alva saber + alva saber + alva saber +