.

09/10/13

Shantala

Postado por


A Massagem Shantala é um tipo de massagem milenar indiana, transmitida oralmente de mães para filhas. Fortemente influenciada pelas tradições do yoga e da Medicina Ayurvédica, sendo especialmente indicada para os bebés.
O nome SHANTALA surge associado à massagem infantil e foi popularizada no mundo ocidental pelo médico obstetra francês Frédérick Leboyer. Que durante a sua estadia de trabalho em Calcutá, em 1976, observou uma jovem mãe, paralítica, com o seu filho sobre as pernas, massajando-o. Ela terá permitido que a observasse e fotografasse enquanto massajava o filho e F. Leboyer baptizou a sequência de movimentos com o nome dessa mulher, Shantala.
Shantala é o mistério do toque saudável e afetivo de acordo com o ritmo do Universo. Através desta massagem comemora-se a vitória da vida que surgiu no Amor, com a transmissão do amor intuitivo e primordial contido no toque, na massagem e na troca energética.
A Shantala, é um carinho com sequência, técnica, direção, que deve ser repetido no bebé diariamente a partir do primeiro mês de idade. As suas características são o silêncio, a concentração e o Amor. Desenvolve outros tipos de diálogo entre a mãe e o bebé, não verbais (com os olhos e com as mãos).
A Shantala dá o conforto necessário para que o pequeno novo ser, possa sentir-se amado e protegido. É a forma como a mãe pode suavizar a percepção que o seu bebé pode ter do mundo exterior. É também a forma como a mãe pode fazer com que se estabeleça entre ela e o seu bebé a mesma relação de confiança na nutrição que ela lhe dava dentro do seu ventre, assim o bebé saberá que fora do ventre encontrará a mesma energia que o supriu durante os primeiros nove meses de vida.

Porquê massajar o bebé?

Não tem a ver com condição social nem económica, massajar um bebé é um ato de Amor que fortalece e reforça o elo maternal e ajuda a criança a crescer feliz e com maior auto-estima.
A essência da massagem Shantala consiste na intensa e sentida transferência de Amor da mãe para o seu filho, por meio de leves toques e doces manipulações do seu corpo.
O toque é uma forma primária de contacto, conhecimento e comunicação. Tocar É um modo natural de estar em contacto. O toque humano é como um alimento vital para o bebé. Se não houver uma nutrição correta, o bebé será prejudicado. O mesmo acontece com o toque carinhoso. Na falta deste, o desenvolvimento emocional e físico será prejudicado.

Benefícios da massagem para bebés

. Fortalece o sistema imunitário
. Desenvolvimento motor, emocional, principalmente, o reforço do vínculo e da segurança através do toque da pele
. Alivia as tensões e a ansiedade
. Evita o uso de remédios
. Aumenta a resistência às doenças
. Melhora o desenvolvimento neurológico(desenvolvimento psicomotor)
. Ajuda no crescimento de relacionamentos emocionais saudáveis
. Ajuda a acalmar as cólicas e a prisão de ventre
. Tonifica os músculos
. Promove um sono tranquilo e regular
. Ajuda a diminuir as dores da dentição
. Aumenta a percepção corporal do bebé
. É excelente para os sistemas circulatório e linfático pois activa a circulação sanguínea local, dilatando os vasos periféricos, promovendo um melhor aporte sanguíneo e o retorno do sangue das veias para o coração
. Atua beneficamente regulando a pressão arterial e aumentando a distribuição de sangue para os órgãos internos, músculos, tecidos e as partes do corpo manipuladas
. Fortalece o sistema imunológico do bebé aumentando o número de plaquetas, de hemoglobinas e das células vermelhas e brancas
Melhora o sistema respiratório, ajudando o organismo a expelir toxinas
. Melhora o sistema digestivo do bebé
. Contribui para o contacto afetivo e promove a harmonia do bebé com o mundo exterior
. Traz prazer e sensação de relaxamento ao bebé

A massagem Shantala pode influir fazendo a criança sentir-se amada e plena. E quem recebe amor, aprende a amar e retribuir isso à sua volta. E será daí que poderá vir uma transformação, pois estes bebés serão adultos equilibrados, tranquilos, inteligentes e que possivelmente contribuirão para a paz no mundo.

“Tocar é a primeira comunicação que um bebé recebe e a primeira linguagem do seu desenvolvimento transmite-se através da pele.” - Montague

“Para um bebé, ser-se massajado é como um alimento. Alimento tão necessário como os minerais, vitaminas e proteínas.” - Leboyer

0 comentários:

Enviar um comentário

Associações e Instituições de Solidadriedade

alva saber + alva saber + alva saber +