.

09/10/13

Depressão – Como identificar e combater esse mal

Postado por

"Todo mundo passa, durante a vida, por períodos de tristeza, angústia e desânimo que parecem que não terão fim. Nesses momentos a vida perde a cor, o sentido, a graça e tudo parece meio sem propósito. Como saber se isso é uma resposta natural aos problemas do dia-a-dia? Qual é o limite entre a oscilação natural do humor e a temida depressão?
Quais são os sintomas mais comuns de Depressão?
A depressão causa tanto sintomas psíquicos (mentais) como sintomas físicos:
Sintomas Mentais: Tristeza contínua, angústia, desesperança e sentimento de culpa. O paciente perde o prazer em fazer coisas que antes lhe dava prazer. São comuns também, o medo desmotivação, irritabilidade, mau humor, vontade repentina de chorar, etc.. .

Sintomas Físicos:

Cansaço constante, alteração de sono (dormir muito ou dormir pouco), oscilação de peso (ganho ou perda de peso), dores de cabeça ou pelo corpo, disfunção sexual, desatenção, esquecimentos, etc.

Como distinguir uma tristeza normal da Depressão?

Todos passamos por problemas na vida e temos todo o direito de ficar tristes nesses momentos. Na depressão, no entanto, a resposta é totalmente desproporcional aos acontecimentos, seja em intensidade, seja em duração dos sintomas. O paciente perde o poder de reação e perde a capacidade de apreciar as coisas boas que o cercam. Os sintomas devem ser evidentes e de duração de pelo menos 2 semanas, acometendo o paciente em várias situações distintas do seu dia-a-dia. A intensidade deve ser suficiente para causar comprometimento da qualidade de vida.

Quais os principais tipos de Depressão?

A depressão pode ser dividida de diversas formas. Pela intensidade podemos dividir em depressão maior (mais intensa) e depressão menor (menos intensa). Quanto à duração podemos dividir em crônica (contínua) e episódica (em surtos). Existe depressão com mais sintomas de ansiedade, outras entremeadas com episódios de franca euforia (transtorno bipolar), algumas muito graves com psicose e ideação suicida, outras bem discretas com expressão apenas com mau humor e irritabilidade crônicas (chamamos de distimia), etc…

Quem tem Depressão e não trata pode desenvolver outras doenças?

Além de todo impacto social, escolar e profissional causado pela depressão não tratada, o paciente ainda pode desenvolver complicações clínicas. Quem sofre de depressão tem maior risco de desenvolver hipertensão, diabetes tipo 2, aumenta também o risco de infarto e derrames. Isso sem falar na queda de imunidade, que facilita o aparecimento de infecções e até tumores malignos. Por tudo isso o combate a doença deve ser precoce e incisivo.

Uma vez identificada como podemos combater a Depressão?

A primeira dica é procurar ajuda especializada ! Um clínico de confiança, um médico neurologista ou mesmo um psiquiatra são duas de algumas opções. Tentar se livrar sozinho dos sintomas é uma atitude menos efetiva, uma vez que a percepção de sintomas e o poder de reação ficam limitados pela doença.
O tratamento da depressão é feito com medicamentos, que devem ser escolhidos e personalizado caso a caso. A eficiência do medicamento é muito boa, lembrando que geralmente ele demora de 2 a 6 semanas para começar a agir, por isso deve-se ter um pouco de paciência no início.
Além do medicamento é fundamental que o paciente pratique atividades físicas, procure não se afastar de suas atividades sociais, tenha com quem conversar sobre seus problemas (com amigos, familiares ou mesmo um terapeuta), enfim…. o tratamento exige uma reprogramação dos hábitos de vidas a fim de se obter um alívio satisfatório e sustentável dos sintomas depressivos."

Pois bem!...esta é norma social, tudo aquilo a que o comum cidadão está habituado a ouvir de alguém especializado (convencional) na área que trata destes casos (psicologia, psiquiatria, etc…).
Será que temos que abrir a mente e procurar dentro da mesma, espaços que geralmente são apelidados de vazios, por que não têm explicação através da ciência? Quando a ciência não consegue obter respostas, será que temos que colocar a questão de lado só por que nos habituamos a essa norma? Não será já tempo de aprofundarmos a ciência com a energia Universal e andarmos de braços dados por uma boa causa? Sim, a boa causa será o próximo, e neste caso, alguém que sofre de “depressão”.
A medicação receitada para estes casos, é algo forte, que realmente (aparentemente) parece apresentar melhorias no estado do paciente. Essas melhorias são utópicas, pois aquilo que parece não é! A medicação receitada a um paciente desta natureza, apenas vai adormecer o seu estado lúcido, é como adormecer a sua realidade atual, realidade essa que o setor convencional não consegue ou não quer ver.
É certo que dizem que é necessário um período de adaptação para que o organismo absorva o tratamento (medicação) e que só depois se irá ver os resultados, ou seja, tudo voltará ao estado normal da pessoa em causa. Será que volta ao estado normal, ou será algo normal na vida dessa pessoa, e que terá que ser ultrapassado por um outro método? Se assim não o fosse, então onde estão as explicações científicas para: …”a depressão não tem cura”… “porquê?”.
Claro que a depressão não tem cura, mas isto no campo convencional! Após um ciclo de tratamento com drogas, o paciente mais dia menos dia, senão logo após, irá voltar ao problema de sempre, o estado depressivo. Terá o paciente que sofrer a vida toda com isto? Terá o paciente que encharcar o seu organismo com químicos e alterar as funções naturais? Por que temos que manipular um organismo com químicos, quando este é uma máquina perfeita? Nesta altura devem estar a perguntar-se: “…Então é perfeita e fica com depressão?...”
Claro que sim, mas temos que ver que essa máquina é manipulada desde o dia que nascemos, ganha hábitos errados, etc, etc…daí, e neste caso, a depressão.
A depressão vista a olho nú, pode ser causada por diversas razões, como: falta de emprego, problemas numa relação, falta de amor, falta de atenção, etc…um acumular de situações.

Será que as questões serão mesmo essas, ou será que existe algo mais profundo que não queremos dar atenção?

Será por eu não ter atenção deste ou daquele, que vou entrar num processo de depressão! ?

Será por eu não ter isto ou aquilo que irei pelo mesmo caminho!?

Depressão foi um nome clínico dado a alguém que está num estado de falta de amor próprio, que não quer saber de si e de nada que o rodeia. Como alguém chega a este estado psíquico?

Bem, teremos que falar de algo superior a todos nós…a Energia Universal!
Como já falei, desde que nascemos ganhamos hábitos errados, a nossa educação é simplesmente direcionada para o lado material, ou seja, para tudo o que é palpável. Temos que comer, ter horários para o mesmo e para trabalhar, temos que descansar, dormir, fazer exercício, etc, etc…e que um dia morremos.
Onde fica a parte mais importante? Sim, a parte energética de cada um!?
Pois bem, especialmente os povos do ocidente não têm o hábito educacional de transmitirem ao longo das suas gerações, que devemos tratar do nosso corpo energético. Se a essa energia chamamos corpo, é sinal que como o corpo físico, ele precisa de ser alimentado e educado, precisa de criar bons hábitos. Esses hábitos terão que ser criados pelo nosso corpo psíquico e de uma forma consciente.

Então como vamos nós tratar deste chamado problema?

Numa fase inicial, e derivado ao estado psíquico da pessoa em causa, não vai ter a capacidade de por si só desbloquear-se para se reeducar, ou seja, mudar os seus hábitos diários.
Esta pessoa terá que ter a ajuda de terceiros, terceiros esses com hábitos e saberes de Energias Universais. Alguém que tem o hábito diário de tratar do seu corpo energético, alguém que já tem um equilíbrio Energético a determinado nível.
A pessoa em sofrimento (paciente), terá que passar por alguns processos de tratamento que serão indicados após o primeiro contacto com esse terapeuta.
Uma pessoa em estado de “depressão”, não é nada mais e nada menos que alguém que tem o seu corpo energético doente. Alguém que tem os canais de ligação entre os seus corpos entupidos com energia negativa. Temos 4 corpos (corpo energético, espírito, psíquico e físico). Estando o corpo energético doente, ou seja, mal nutrido, sujo, etc…,automaticamente vai influenciar o corpo espírito, este vai ficar perturbado com as baixas frequências que o seu corpo energético lhe está a emanar. Essas baixas frequências são compostas somente por energias negativas que vão atrair cada vez mais, energias negativas de todos os tipos e de todos os lados. Por exemplo: …o meu corpo energético está a vibrar num campo negativo, altera o meu corpo espírito, que neste caso tudo de negativo atrai, e vai obrigar o meu corpo psíquico a pensamentos negativos que automaticamente vai começar adoecer o meu corpo físico. Como não temos o hábito de alimentar o corpo energético, vai ser formada uma roda negativa em meu redor, é como que ao nascer carregasse num botão de “start” e não existisse o botão “off”. A chamada depressão não surge do nada, ou por isto ou por aquilo, mas sim, por não termos o bom hábito ou conhecimento de cuidarmos do nosso corpo energético. Ele vai ficando doente de uma forma gradual ao longo dos anos, e neste caso, surge a “depressão”.
A “depressão” é regressiva, ou seja, podemos inverter as energias, podemos sacudir as energias negativas e chamar até nós a energias positivas. Não pensem que estando num estado de “depressão”, chegará ter pensamentos positivos, falar de coisas boas e afins! Sei que é o que normalmente se ouve e se vê escrito por aí!
É certo que esse tipo de procedimento vai ajudar, mas por si só não chega, pois os canais estão entupidos com energias negativas, e por muito que queiramos pensar de forma positiva, iremos ter sempre pensamentos desviantes (negativos). O nosso pensamento será sempre desviado, distraído, iremos sempre parar ao caminho de que tudo é mau e negro. Todos os pensamentos serão negativos, e se uma pessoa com “depressão” não for devidamente guiada para chegar ao momento, que por si só conseguirá ter esses pensamentos positivos, tenho a certeza que a pessoa em causa, nunca sairá da espiral negativa e não conseguirá viver com a normalidade a que tem direito, em pleno.
É aconselhável que a pessoa com “depressão” seja tratada na questão de fundo e não por ter este comportamento ou aquele, e daí …”pega lá químicos e passa cá daqui a uns tempos…”.
Um terapeuta mediúnico será o primeiro passo para avaliar todo o tipo de questões e energias negativas que o acompanham, pois num caso destes, tudo o que nos acompanha não será o melhor que queremos numa situação destas. Poderá ser precisa mais que uma vez a ida a este terapeuta. Em sintonia com o terapeuta mediúnico, terá também, o acompanhamento de um terapeuta de Reiki, que vai ajudar a desentupir os tais canais de ligação entre os 4 corpos. O terapeuta de Reiki, vai ajudar a retirar as energias negativas do corpo energético e fluir sobre ele, Energia Universal (positiva). Ele vai informar/ajudar o paciente de como fazer para Meditar, pois este será já um trabalho do próprio paciente, para que todos trabalhem no mesmo sentido. Acredito que a força de vontade do paciente comece a ser forte, pois chegou a este ponto terapêutico, o que por si só, já é um enorme passo para a sua vitória. Ninguém mais que ele quer o caminho do bem estar psicológico e físico, os terapeutas apenas ficarão satisfeitos com o querer e o crer que este irá começar apresentar de si próprio.
Poderemos passar o paciente, também, pela terapia de biorressonância-feedaback, pois será feito um diagnóstico mais aprofundado, onde nos será apresentado as mesmas e outras negatividades que os corpos tenham. Será neste conjunto de terapias que o paciente da “depressão” será ajudado e após um equilibrar dos seus corpos, poderá daí para a frente ter um bom hábito de alimentar o seu corpo energético, coisa essa que aprenderá no decorrer das terapias.
Resumindo, o que nos possa aparecer deste nível e de outros, teremos que saber ultrapassá-los, manobra-los para nosso benefício, pois na maioria dos casos, não passam de provas energéticas que por vezes impomos a nós próprios. O que é certo é que essas provas só são impostas ao nível que conseguiremos chegar e nunca a níveis que ainda não teremos capacidade para tal. Tudo está ao nosso alcance, mas para isso temos que estar rodeados das pessoas certas e o mais importante ainda, é termos em nossa mente o querer e o crer, podemos não saber o como fazer, mas isso é o principio do nosso benefício.


Espero ter sido explicito, mas espero as vossas questões para que possamos abordar e aprofundar algo mais! :)

0 comentários:

Enviar um comentário

Associações e Instituições de Solidadriedade

alva saber + alva saber + alva saber +